Entrada Conheça um pouco mais sobre Certificação

 

O que é Certificação de Produto?

Diz-se que um produto é certificado, quando o mesmo atende aos requisitos de normas específicas aplicáveis e que esse atendimento é avaliado por um Organismo de Certificação de terceira parte, isto é, por uma organização independente credenciada para executar essa modalidade de Avaliação da Conformidade.

A Certificação de um produto é concedida após o cumprimento de várias etapas, tanto por parte da empresa que solicita a certificação, quanto por parte do Organismo de Certificação.

A empresa pode optar por estes modelos de Certificação:

:: Certificação modelo 2:

Avaliação inicial consistindo de ensaios em amostras retiradas no fabricante, seguida de avaliação de manutenção periódica através de coleta de amostra do produto no mercado.

:: Certificação modelo 5:

Modelo de certificação que se baseia em ensaios para manutenção do certificado emitido por uma OCP (Organismo de Certificação de Produtos), ou seja, não é necessário ter um sistema da qualidade, ou certificação ISO 9001. No entanto para esse modelo de certificação o prazo entre ensaios é variado e menor que a certificação para modelo 5 para controle do produto.

:: Certificação modelo 1b:

Ensaio de lote

A empresa pode optar por iniciar a cerificação pelo modelo 3 e depois migrar para o modelo 5 de certificação. Isso pode ocorrer para empresas que precisam do certificado com extrema urgência, ou para empresas que estejam implantando o sistema da qualidade baseada na ISO 9001.
Deve nos ser entregue toda a documentação como se fosse obter a certificação para modelo 3, depois de emitido o certificado, a empresa tem o prazo da validade do certificado para realização da auditoria e migrar para o modelo 5. Lembramos que para o agendamento da auditoria é necessário a entrega de toda a documentação para esse novo modelo de certificação. Após a auditora, assim que sanada as possíveis não-conformidades é emitido o certificado com validade pertinente a emissão anterior.


Conheça agora as etapas da Certificação, aplicadas pela ABRACE


1. Solicitação de Início processo:

A Empresa deverá enviar os documentos exigidos para cada escopo, que será apresentado na Proposta Técnico Comercial.
A Empresa Solicitante deve apresentar também uma Solicitação formal à ABRACE, por meio do formulário “F-001 – Solicitação de Avaliação da Conformidade” constando sua opção pelo modelo de certificação.
Na Solicitação deverá constar, toda descrição do produto que será certificado.

2. Análise da solicitação e da documentação:

A ABRACE efetuará a análise dos documentos emitidos inclusive aqueles inerentes às etapas de fabricação e controle da qualidade do produto objeto da solicitação.
Além da documentação do Sistema de Gestão da Qualidade (para Modelo 5), a ABRACE avaliará as informações registradas no Formulário de Solicitação, além do Memorial Descritivo dos produtos

3. Auditoria Inicial (apenas para Modelo 5):

Após análise e aprovação da solicitação e da documentação, a ABRACE, de comum acordo com o solicitante, programará a realização da Auditoria Inicial do Sistema de Gestão da Qualidade do fabricante, tendo como referência, os requisitos apresentados abaixo, e a coleta de amostras na fábrica para a realização de todos os ensaios de tipo.

4. Amostragem:

A coleta de amostras será realizada pela ABRACE, obedecendo a uma quantidade mínima necessária para realização dos ensaios estabelecidos. As quantidade e critérios especificados serão estabelecidos nos PAC´s (Procedimentos de Avaliação da Conformidade), disponíveis a todos os clientes.

5. Ensaios Iniciais:

Os ensaios iniciais serão conduzidos pela ABRACE e devem ser realizados por laboratórios acreditados ou avaliados pela ABRACE. Este critério será sempre estabelecido pelos Regulamentos de Avaliação da Conformidade, publicados através de Portarias.
Serão realizados ensaios de acordo com as Normas específicas para cada produto.
Os critérios de aceitação e Rejeição estarão previstos para cada produto específico.

6. Emissão da Autorização para Uso do Selo de Identificação da Conformidade:

A Autorização para Uso do Selo de Identificação será concedida após a execução de todas as etapas estabelecidas acima. A Responsabilidade pelas certificações concedidas é da ABRACE.

7. Registro do produto no INMETRO:

Quando aplicável, a emissão do registro do produto com conformidade avaliada é de responsabilidade do INMETRO, e tem como pré-requisito o atestado da conformidade emitido pela ABRACE, para o produto objetivo deste Procedimento, obedecendo a regulamentação específica para este fim. O extrato referente ao registro do produto deve ser publicado no D.O.U pelo INMETRO. Este requisito deve ser considerado também para os processo de manutenção da autorização.

8. Avaliação de Manutenção:

Para manter as características iniciais da Certificação, serão avaliadas em períodos estabelecidos, para garantir que as condições iniciais foram mantidas.